Cuidados diários com o Yorkshire Terrier

T-Shirt Yorkshire Terrier
Temos disponível para encomenda o novo modelo de t-shirt Yorkshire Terrier. Compre já a sua.
http://www.lojadeanimais.eu/

Qualquer animal tem as suas necessidades básicas, e como tal, o Yorkshire Terrier não é exceção. Alimento, água, abrigo, espaço para as suas necessidades fisiológicas, etc. No entanto, um animal de companhia que habite no mesmo espaço que um ser humano, necessita de alguns cuidados para além dos básicos. Neste artigo iremos falar de três cuidados fundamentais para manter boa a saúde do seu animal, e a saúde dos que o rodeiam. Alimentação, cuidados de higiene diária e acompanhamento médico.

Relativamente à alimentação, esta deve ser adequada a um animal de pequeno porte e muito ativo. As suas necessidades energéticas diárias situam-se entre as 210 e as 240 Kcal. Como em qualquer ser humano, se os alimentos que diariamente o cão ingere ultrapassarem sistematicamente estes valores, este poderá ficar obeso e sofrer de doenças relacionadas, tais como diabetes. Em casos de grande obesidade, pode eventualmente levar à morte. Assim, os cuidados com a alimentação prendem-se com a ingestão de alimentos que supram as necessidades básicas energéticas, além de fornecerem os restantes nutrientes em quantidades ideais para um cão. É de grande importância a percentagem de proteínas na composição do alimento, e no caso específico dos Yorkshire Terrier, é fundamental uma percentagem superior de cálcio, visto esta raça ser muito frágil a nível ósseo.

Quanto aos cuidados com a higiene do seu Yorkshire Terrier, estes são fundamentalmente a escovagem e a lavagem. A escovagem, dada a grande pelagem destes animais, deve ser muito frequente. Desta maneira, são retirados do pelo quaisquer partículas, mantendo-a limpa, para que a pele possa facilmente respirar. Durante a escovagem, verifica-se os olhos e as orelhas, limpando qualquer sujidade que aí se encontre. Como vê, com uma escovagem muito frequente a necessidade de lavagem não é tão constante. Uma vez por semana, ou uma vez de duas em duas semanas, deverá lavar o seu cão, secando de preferência o pelo com um secador, para que realmente seque até à raiz.

Por fim, o seu Yorkshire Terrier deve ser acompanhado por um veterinário. A prevenção de doenças, através da vacinação, é essencial para a saúde do seu cão, e para a saúde de quem o rodeia. Desta maneira, estará à partida a impedir que o seu cão apanhe um grande conjunto de doenças, algumas delas bastante graves. No entanto, existem outras doenças, que por serem naturais do envelhecimento, ou hereditárias, não têm prevenção. Nestes casos, um acompanhamento médico ajudará a debelar algumas delas, e noutras, a controlá-las, de maneira a que o seu cão não perca qualidade de vida.

Comments


Deixe-nos o seu comentário